tag:blogger.com,1999:blog-27812080339063127862024-03-05T16:04:25.106-03:00*EDUCABLOGPARA PENSARMOS EDUCAÇÃO E LINGUAGEMJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.comBlogger119125tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-33642605585861856102013-11-13T12:58:00.001-02:002013-11-14T13:09:09.603-02:00APROXIMANDO-NOS DA ARGUMENTAÇÃO
Todo texto visa a convencer o seu leitor de alguma coisa. Ou seja, todo
texto procura fazer o leitor aderir a uma determinada opinião. Para isso, o
produtor aciona diversas estratégias, que denominamos procedimentos
argumentativos. Tomemos um exemplo. De que procura nos convencer o texto a seguir?
Retrato de uma princesa desconhecida
<!--[if !supportLists]-->(1) José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-88797221504561068592013-09-09T19:56:00.000-03:002013-09-09T20:00:00.133-03:00OLHARES PARA A VIDA
Nossos olhares para o mundo podem ser divididos
em dois: o olhar de presença e o de ausência.O olhar de presença presta atenção, estando
disposto a enxergar o melhor e a promover o bem. O olhar de ausência é
indiferente e apressado, não está preocupado legitimamente com aquilo a que se
dirige.
Por vezes, nosso olhar enxerga a solidão. Em alguns
momentos a solidão é desagradável e deve ser José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-74150562251876838182013-09-05T16:55:00.000-03:002013-09-05T16:55:12.548-03:00O AZUL DO SILÊNCIO
Julian Opie (2000). Cowbells Tractor Silence. Londres: Tate Gallery
Em algum momentos damo-nos conta de que nunca poderemos compreender tudo ao nosso redor. Nesses momentos, somos convidados a abrirmo-nos a que o mundo nos interprete. Nesse momento, podemos, em silêncio, olhar para o interior de nós mesmos, e ali encontrar-se com o Transcendente, o Mistério mais José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-35194420940035510912013-07-03T16:20:00.001-03:002013-07-03T16:20:39.423-03:00E O VERBO SE FEZ POESIA: O SAGRADO E A TRANSCENDÊNCIA NA POESIA MODERNAJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-84839520894895730412013-06-19T13:28:00.001-03:002013-06-19T13:36:30.697-03:00CAMINHANDO PELAS CIDADES – MANIFESTAÇÕES NO BRASIL
As pessoas estão insatisfeitas no Brasil. Há muito tempo. Todos nós sabemos bem que as coisas não andam bem, mas como andam, não paramos. Seguimos. E outros seguem na frente, supostamente, guiando-nos. Tão ou mais perdidos do que nós mesmos, eles parecem apenas desejar uma coisa: perpetuar-se no poder. Então a manifestação vai tomando conta das ruas. Lentamente. Agradece-se a colaboração que aJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-66100993879135837312013-06-07T10:31:00.001-03:002013-06-07T10:31:21.896-03:00INTERPRETAR UMA OBRA DE ARTE - PARTE 1
Interpretar uma obra de arte envolve o conhecimento do estilo de uma época e das técnicas empregadas, mas... Há sempre um mas. O mais importante é descobrir na obra a tensão entre a realidade do mundo e a contemplação que o artista fez dessa realidade.
Essa contemplação certamente envolveu um olhar que pensou e sentiu o mundo e que, depois, o recortou. Nesse recorte o artista procurou José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-65276935437614873152013-05-20T15:54:00.000-03:002013-05-20T15:54:19.931-03:00DO PENSAMENTO À AÇÃO: APRENDENDO COM AS BORBOLETAS...
Todo pensamento vale
sua existência pelo simples exercício de pensar. Pensar é um luxo nos dias
atuais em que há tantas maquinações para pensarem por nós. Apresentam-nos,
calmamente e com a maior desfaçatez, o que e como devemos pensar.
Nada mais temos a fazer do que
reproduzir. E a maior ilusão que nos impingem sequer é essa, mas fazem-nos crer
que os pensamentos dos outros que José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-42274010607263625932013-05-20T14:05:00.001-03:002013-05-20T14:05:17.019-03:00A TRANSCENDÊNCIA, A FÉ E A ARTE...
Todos nós somos limitados
e feitos de fragmentos. Pedaços de quem somos fazem com que muitas vezes
sejamos, até, contraditórios. Falamos algo e somos até sinceros em nossa
exposição, mas pouco depois agimos de modo contrário àquilo que dissemos.
Espantamo-nos que no nosso coração sejamos capazes de sentir, ao mesmo tempo,
sentimentos contrários entre si.
Já o antigo poeta romano
Catulo (José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-55718729450490492692013-05-13T11:06:00.002-03:002013-05-13T11:07:48.078-03:0013 de MAIO de 1888: ABOLIÇÃO LEGAL DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-6775363861067310892013-05-10T11:56:00.001-03:002013-05-24T14:06:22.708-03:00O APRENDIZADO DE AMAR O CORPO
Muitos
se sentem incomodados com o seu corpo. Alguns por considerá-lo feio: muito
alto, muito baixo, muito gordo, muito magro... Outros por uma sensação de nojo,
como se no corpo morasse o erro e o pecado. Ainda há aqueles que, na direção
oposta, são obsessivos com o seu corpo, vivem quase que unicamente para ele,
idolatram-no como se ele fosse um deus.
Somos mais do que o nosso corpo,José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-59849343930834533092013-05-09T10:30:00.002-03:002013-05-24T14:07:28.388-03:00PARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Feliz experiência inédita no final de semana na pós-graduação em 'Liturgia, Ciência e Cultura' na PUC-SP: professor da disciplina "Liturgia e Semiótica" , junto com o professor Pe. Danilo César dos Santos Lima. Dois professores, de áreas tão diferentes, enfrentando um diálogo produtivo e inovador...
José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-55164390495086272832013-05-06T12:39:00.004-03:002013-05-06T12:46:26.409-03:00EDUCANDO PARA AMAR...
O amor exercita a doação, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento.
O
amor pressupõe uma orientação produtiva que supera a dependência, a
onipotência, o narcisismo, o desejo de usar os outros. O amor é para aqueles
que adquiriram a fé em suas próprias capacidades humanas e nas do outro, bem
como as forças para atingir seus objetivos, sem
desanimar, sem perder a esperança. José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-51913426259777876722013-05-06T12:19:00.002-03:002013-05-06T12:21:30.051-03:00EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADEJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-12124310416697806162013-05-03T11:33:00.001-03:002013-05-24T14:13:41.128-03:00BULLYING - ALGUMAS PERGUNTAS PERTINENTES
O QUE É O BULLYING?
O termo 'bullying' traduz uma reflexão nova sobre um problema antigo: o
da violência escolar entre os alunos. O termo inglês bully ou
seja valentão é a raiz do termo bullying, que se caracteríza por agressões
intencionais, psicológicas ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou
mais alunos contra um ou mais colegas. Inclui também a exclusãoJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-42118135699053188152013-04-26T18:03:00.003-03:002013-04-26T18:03:59.730-03:00EDUCAÇÃO E SONHO
Podemos ensinar a sonhar?
A habilidade de sonhar é importante ao pensarmos educação?
José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-33295211585686062882013-04-16T15:26:00.002-03:002013-04-23T15:06:33.291-03:00SENDO PAI E MÃE DE NÓS MESMOS...
A maioria de nós, em algum momento de sua vida, deve tornar-se pai e mãe de si mesmo. Não devemos esperar, para isso, que nossos pais faleçam antes. O desafio é o de desenvolvermos, em nós mesmos, uma consciência, ao mesmo tempo, materna e paterna. Isso exige, naturalmente, a maturidade para libertar-se dos vultos externos de pai e mãe, na dependência que caracteriza a infância, e José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-10340956686038411702013-04-09T15:30:00.003-03:002013-04-09T15:31:03.262-03:00O FUNCIONAMENTO DE UM TEXTO - PARA PENSAR A ESCOLAÉ comum pensarmos no texto como um produto acabado, funcionando como uma estante, na qual se encontra a informação que se deseja. Vamos até o texto-estante, pegamos essa informação e já está! Porém um texto não é um produto, nem algo pronto e acabado como uma estante: ele é um processo.
Considerar o texto como um processo tem repercussões no nosso modo de nos relacionarmos com ele, ou seja, deJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-26408424673339633742013-04-02T12:48:00.000-03:002013-04-02T12:48:33.821-03:00EDUCAÇÃO SEM EXCLUSÕES!
O medo pode engessar nossos mais bem intencionados movimentos. O medo pode nos educar. O medo pode nos indicar o caminho a seguir.
O caminho do medo deseja excluir o Outro para que nos possamos sentir seguros. É um caminho que sufoca o desenvolvimento espiritual.
O amor também nos educa e nos mostra caminhos a percorrer.
O caminho do amor motiva-nos a movimentos de crescimento e de José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-45430174539121713042013-03-28T21:52:00.004-03:002013-03-28T21:52:59.575-03:00PARA PENSAR, COMO EDUCADOR...
http://www.facebook.com/Litteraeconsultoria
José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-15863254202485594792013-03-28T21:51:00.001-03:002013-03-28T21:51:14.330-03:00PARA PENSAR, COM UM SORRISO...http://www.facebook.com/Litteraeconsultoria
José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-5458408430501401122013-03-21T17:52:00.004-03:002013-03-21T20:19:21.384-03:00EDUCAR PARA A FELICIDADE
Sim, é verdade que felicidade não é uma palavra
que signifique o mesmo para todos. Como a palavra “moradia” também não. Moradia
para alguns é uma casa, para outros um apartamento, e assim vai... mas o que
faz de uma construção qualquer uma moradia? A prática. A moradia, o lar, é uma
construção praticada. Do mesmo modo, os diferentes conceitos de felicidade:
apresentam disparidades entre si, José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-80770856939553730362013-03-21T15:49:00.001-03:002013-03-21T15:49:08.898-03:00EDUCAR E AS PONTES COM O OUTRO
Por aquilo que fazemos, construímos o lugar em que vivemos, transformando uma casa, por mais simples que seja, no nosso lar; uma reunião, em momento de acolhida; um encontro, em ocasião memorável de aprendizagem. Em todas essas ações, de um modo ou ou outro, surge lá, em algum momento, a presença do Outro. Na interação com ele, construímos a nossa caminhada e a nossa identidade. Atitudes,José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-51180189585534473342013-03-03T14:19:00.002-03:002013-03-03T14:19:41.775-03:00A AULA ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESAJosé Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-816673139300597232013-03-01T11:11:00.000-03:002013-03-01T11:11:17.759-03:00POR QUE ESTUDAR 'LÍNGUA PORTUGUESA' NA ESCOLA?
Essa pergunta parece óbvia, mas não é.
O componente “Língua Portuguesa” entra na grade curricular brasileira, nos
finais do século XIX, e com uma aula por semana, no último ano. Havia aulas de
leitura, de retórica, de latim, mas não se sentia a necessidade de uma aula de
Língua Portuguesa, porque falar português era algo considerado aprendizagem de
casa.
O motivo de estudar "Língua José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2781208033906312786.post-71635081167068183612013-02-01T11:37:00.000-02:002013-02-01T11:37:29.079-02:00COMO EDUCAR NOS DIAS DE HOJE?
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Educar exige, antes de tudo, a
consciência de que desejamos que o Outro aprenda e que esse Outro não somos
nós.
Educar não é tanto passar algo que é
nosso, o conhecimento, para o outro, mas antes auxiliar esse outro a adquirir
um conhecimento que ele não tinha.
Então, o primeiro passo é uma atitude
de respeito, de ouvir o que José Luís Landeirahttp://www.blogger.com/profile/08325095597778609440noreply@blogger.com1