20 de abril de 2012

SUGESTÕES DE TRABALHO: Como corrigir redações



A seguir, algumas considerações práticas sobre como redigir redações a partir de critérios preestabelecidos e conhecidos anteriormente.

Escolha quatro ou cinco dos critérios a seguir, antes da proposta de redação ser apresentada aos estudantes. Apresente esses critérios aos seus alunos, explicando o que espera em cada um deles e quanto da nota será comprometida. O ideal é que os critérios tenham o mesmo valor, assim, se escolher cinco, cada um deles valerá dois pontos em um total de dez.

É importante que haja um momento em que se promova a aprendizagem da autoavaliação, com os próprios estudantes notificando seus trabalhos e/ou os de seus colegas.

Naturalmente, esse trabalho dos estudantes deve ser comparado com a avaliação feita pelo professor e pode indicar importantes pontos de divergência entre os dois modos de olhar a mesma atividade - a do professor e a do aluno - significando retomadas na rota. Para preencher a tabela, o ideal é usar valores de 1 a 4, sendo o 0 (zero) guardado para redações em que não se atingiu nada do que se pretendia, tais como redações em branco.

Tabela de critérios de avaliação de redações (usar valores de 1 a 4)

1 Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita:

2 Compreender a proposta e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do gênero solicitado:

3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, mantendo-se apegado ao tema:

4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (concentrar-se em ...):

5 Ser criativo e original, mantendo-se simples, correto e ao gênero textual solicitado:

6 Fugir de fórmulas prontas e dos clichês (como "o importante é ser feliz"; "O Brasil é um país de contrastes"; "cumprindo o seu destino"):

7 Usar adequadamente as palavras, evitando expressões incomuns que dão uma impressão de falsa erudição:

8 Evitar expressões radicais e grosseiras, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:

9 Limpeza de apresentação e letra legível, evitando letra de forma que dificulta a distinção entre minúsculas e maiúsculas, bem como bolinhas ao invés de pingos nos “i” e “j”:

10 Dominar estratégias de coesão entre as palavras, frases e parágrafos: