Há 4 (quatro) grandes áreas estratégicas ao pensarmos em desenvolvimento da habilidade de leitura:
- Formular previsões sobre o texto que será lido
- Formular perguntas sobre o texto foi lido
- Esclarecer dúvidas
- Resumir as idéias chave
A partir dessa perspectiva, é importante pensar em diversas estratégias que remetam a uma ou outra dessas áreas.
Tomemos, por exemplo, a habilidade de 'resumir idéias chave'. Não é suficiente apenas pedir 'faça um resumo do que leu'. É necessário valorizar o processo que permite compreender como se faz um resumo. Segue um exercício que visa ao desenvolvimento dessa habilidade:
Divida o texto que será lido pelos alunos em trechos de 1 (um) a 4 (quatro) parágrafos. Apresente essa divisão a seus alunos. Organize a classe em grupos de três a quatro elementos.
A proposta é simples: os alunos deverão pôr títulos nos trechos selecionados em folhas a parte. O título deverá ser uma frase simples, com sujeito e predicado (verbo + complementos ou predicativos). O importante é estar atento ao conceito que serve de fio condutor. Em caso de dúvidas, promova uma leitura mais atenta do trecho.
Ao término da atividade, convide os alunos para que sejam eles mesmos a supervisionar o trabalho. Faça isso trocando as folhas entre os grupos, de modo que cada um possa avaliar se os colegas agiram adequadamente. Anotações deverão ser escritas a lápis, visando a melhoria dos títulos selecionados.
O papel do professor será supervisionar a atividade, esclarecendo dúvidas e verificando os rendimentos nos dois momentos: o de elaboração dos títulos e o de avaliação do trabalho dos colegas. Na segunda ou terceira vez que fizer uma atividade semelhante, devolva os trabalhos aos respectivos grupos, para que eles possam agir de acordo com as avaliações feitas, conforme julgarem procedente.
Os alunos que aprendem a supervisionar outros desenvolvem, aos poucos, também a habilidade de supervisionar a si mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário