18 de maio de 2011

"OS LIVRO": Materia didático ensina o português errado?

O capítulo “Escrever é diferente de falar” diferencia fala e texto escrito, e não ‘ensina erros’, como tem sido divulgado.

Recentemente acompanhamos, pela mídia, denúncias de material didático (o livro Por uma vida melhor) que ‘ensina o erro de português’, material que ensina não haver qualquer erro em se falar “os livro”.
Como professores, devemos estar sempre atentos à qualidade da educação promovida entre dos jovens a nós confiados. Porém, pelo mesmo motivo, é apropriado também valorizar a defesa da verdade.
Neste caso, temos bons motivos para considerar que as denuncias não procedem. Não é como afirmado pelos veículos noticiosos que o material didático em questão aborda o tema, como se a norma padrão da língua portuguesa não tivesse valor e devéssemos nos expressar de qualquer modo. A escola ainda é - e, por muito tempo, o será - o espaço privilegiado para aprender a variante padrão da língua materna.
A Organização Ação Educativa deixou à disposição o capítulo “Escrever é diferente de falar”, do livro que gerou toda essa discussão. É possível comprovar fazendo a leitura especificamente da página 15:

http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/V6Cap1.pdf.

[Basta clicar em cima do link. Se ele não abrir, copie-o e cole-o em nova página]

A variação linguística existe e é um conhecimento da linguagem que merece ser estudado por um currículo competente. Neste caso, a situação é ainda mais pertinente porque o material se destina ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) e não ao ensino regular. O EJA é um segmento educacional com características próprias que redimensionam de modo ainda mais particular a discussão que o livro promove sobre ‘preconceito linguístico’. Como o mesmo livro menciona: “O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante adequada da língua para cada ocasião”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário