A tentação é ficar só nesse "algo". Assim, o professor de Português tende à tentação de ensinar 'português' e limitar a isso a sua ação docente. O mesmo para o de Matemática, Ciências, Inglês etc.
Mas nos conturbados tempos que correm, nota-se uma dificuldade não sanada: quem faz o estudante aprender a ser estudante?
Considero importante trazer para o cotidiano da sala de aula o espírito dos conteúdos procedimentais naquilo que eles oferecem uma resposta a essa pergunta.
Penso em tais conteúdos como um processo em etapas ordenadas e organzidas que possibilitem atingir uma determinada meta proposta.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam que se adote como trabalho comum a todos os componentes disciplinares cinco competência básicas:
- Leitura
- Escrita
- Oralidade
- Argumentação
- Transposição de Conhecimentos
A seguir, sugiro alguns conteúdos procedimentais que podem ser articulados, facilmente, a qualquer componente disciplinar possibilitando que o professor não percade foco a especificidadede sua área de atuação.
Leitura: (como
processo de construção de sentido que atende adequadamente a uma necessidade
específica)
(1)
Leitura de um texto para
estudar, encontrando as palavras chave.
(2)
Leitura de um texto para
estudar, encontrando uma pergunta em cada parágrafo.
(3)
Leitura de um texto para
identificar informações pertinentes a um determinado tópico.
(4)
Leitura de uma comanda
(questão discursiva) para resolver um exercício ou problema.
(5)
Leitura de comanda (questão
de múltipla escolha para resolver um exercício ou problema.
(6)
Leitura para distração
(1)
Síntese escrita de um
texto, aula, vídeo etc.
(2)
Produção de uma resposta a
um determinado exercício ou atividade
(3)
Produção de uma resenha de
um texto, aula, vídeo etc.
(4)
Produção de uma entrevista.
(5)
Produção de um ensaio e/ou
artigo científico.
(6)
Produção de um projeto.
(7)
Produção de um projeto de
texto.
(8)
Produção de roteiro para seminário
ou outros fins de apresentação oral formal.
(1)
Emissão de uma opinião
pessoal
(2)
Escuta e síntese da opinião
pessoal do colega.
(3)
Escutar, síntese e
avaliação da opinião pessoal do colega.
(4)
Emissão de uma tese,
defendida com argumentos.
(5)
Organização de diferentes
argumentos na defesa de uma tese.
(6)
Emissão de opinião pessoal
sobre uma tese.
(7)
Emissão de opinião pessoal
sobre os argumentos de uma tese emitida por outro.
(8)
Emissão de opinião pessoal
sobre a argumentação (tese + argumentos) produzida por outro.
(9)
Avaliçao de tese,
argumentos e argumentação de texto produzido por outro seguindo critérios.
(1)
Respeito ao turno.
(2)
Escuta do comentário do
colega.
(3)
Emissão de comentário
levando em conta a assistência.
(4)
Emissão de comentário
pertinente ao tema.
(5)
Emissão de comentário
levando em conta a progressão do tema discutido.
(6) Apresentação de Seminário
(7) Roda de discussão
(8) Roda de leitura
(9) Roda de conversa
(6) Apresentação de Seminário
(7) Roda de discussão
(8) Roda de leitura
(9) Roda de conversa
.
(1)
Resolução de problemas
(2)
Estabelecimento de relações
entre conhecimentos novos e
conhecimentos já estudados.
(3)
Utilização de conhecimentos
já estudados em uma situação nova ou inédita.
Está ayudando mucho en la tarea de llevar a la práctica la intención de formar y no sólo pasar conocomientos, ayudar a construirlos y no solo impartirlos.Esperamos otras contribuciones,, muchas gracias.
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