2 de abril de 2013

EDUCAÇÃO SEM EXCLUSÕES!

O medo pode engessar nossos mais bem intencionados movimentos. O medo pode nos educar. O medo pode nos indicar o caminho a seguir.

O caminho do medo deseja excluir o Outro para que nos possamos sentir seguros. É um caminho que sufoca o desenvolvimento espiritual. 

O amor também nos educa e nos mostra caminhos a percorrer.

O caminho do amor motiva-nos a movimentos de crescimento e de acolhimento. É o caminho da espiritualidade.

Excluir é negar o Outro. Porque o Outro não é quem nós mesmos somos, nos sentimos incomodados. A educação promovida pelo medo de sentirmo-nos menores diante da variedade que o Outro nos proporciona pode levar-nos a considerar as suas diferenças como uma ameaça tão grande que é melhor que ele saia do caminho. A educação do medo promove o espírito da morte. Então se esse Outro não é como Eu quero que ele seja, o melhor é tirá-lo do meu caminho. Excluí-lo. 

 Não temos, claro, coragem de chegar lá e ‘pam!’ matar o outro. Não, o medo nos educa a sermos mais sutis. Inventamos desculpas como “Ele devia voltar para a terra dele! O que ele está fazendo aqui? Ele era mais feliz lá onde morava!” ou “Tinha é que acabar com essa gente para voltar a ser o que era antes! Isto é uma afronta!” ou “No meu tempo não era assim” ou um monte de palavreado e de gestos que ‘mata’ o direito que o Outro tem de existir. 

Neste caso, transformamos o pouco que sabemos sobre tais pessoas que supostamente tanto nos incomodam, numa espécie de verdade absoluta. Essa verdade é suficiente para nos causar repulsa porque nos mostra que esse Outro não é como desejaríamos que eles fossem. Mas essa nossa pequena verdade não está de acordo com a espiritualidade de Cristo que, de fato, é Verdade e é Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário