16 de fevereiro de 2009

ORAÇÃO DO TEMPO



Senhor, paro agora para pensar no tempo.
É tão rara a vida; preciso de tempo!
Não tempo-dinheiro; não tempo-coisa; não tempo-mesquinhez!
Senhor, dá-me tempo-tempo!
Senhor, permite-me ver o tempo, sentir o tempo,
o pulsar do tempo!
Ensina-me, então, como construir o pulsar da vida.
Da vida-tempo! Tempo, nosso, Pai!
Que meu coração acompanhe o pulsar do tempo.
Que meu tempo pulse acompanhando o pulsar
do meu coração. Vigia meu coração.
Irriga de amor cada momento de minha existência.
Inunda meu coração da tua sabedoria.
Que eu escolha tua sabedoria em todo momento.
Que eu espalhe tua sabedoria no pulsar de quem sou.
Que meus mais profundos sentimentos, cuidados por ti,
possam ensinar meu tempo a pulsar.
Envia teu Espírito para que possa eu aceitar meu passado,
guardando a imagem de quem eu sou,
de quem eu sou a teus olhos, Pai amado.
Envia teu Espírito para que possa eu projetar meu futuro
que guarde a imagem de quem eu sou,
de quem eu sou a teus olhos, Pai amado.
Dá-me a felicidade embrulhada no papel da ternura.
Para que minha vida seja feliz!
Para que eu seja feliz, verdadeiramente feliz,
e para que eu faça feliz quem de mim perto estiver
até que eu seja plenamente feliz a teu lado...
Em nome do teu Filho Jesus, na unidade do Espírito Santo.




Sobre o gênero
A oração é um gênero textual complexo. Pode ser visto tanto quanto um texto religioso quanto como um texto literário. Em termos simples, contudo, orar é conversar com Deus. Pessoas religiosas têm necessidade de conversar com Aquele a quem adoram.
As orações podem ser espontâneas, com o indivíduo usando de termos pessoais ou seguir certos padrões. Esses padrões podem ser previamente estabelecidos por uma comunidade e transmitidos de geração em geração (como o Pai-nosso) ou feitas por alguém especificamente (como a oração que aparece neste livro).
Por seu ritmo ao serem recitadas e por seu conteúdo de procura pela elevação humana, as orações, em especial as que seguem certos padrões, se aproximam da poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário