23 de dezembro de 2012

OS GÊNEROS DO DISCURSO E A CONSTRUÇÃO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A escola deve responsabilizar-se pela tarefa de possibilitar que o aluno construa os conhecimentos sobre os gêneros discursivos mais formais e complexos, para que saiba utilizá-los adequadamente.
 
  A preocupação principal da escola deve dar-se com aqueles gêneros discursivos que não fazem parte do cotidiano do estudante, mas que são importantes para a construção de sua cidadania. Daí percebemos que não vale a pena trabalhar qualquer gênero discursivo, apenas pelo fato de que desejamos trabalhar com gêneros.

Gastar tempo ensinando o que o estudante já sabe, é perder o nosso tempo!
 
Contudo, não podemos pressupor que alguém, porque é falante de português e se comunica de modo eficiente em determinadas situações, seja capaz de dominar todos os gêneros do discurso sem um ensino sistematizado.
 
Desse modo, não basta pedir um resumo de um texto sem haver gasto tempo significativo – em qualidade e quantidade - ensinando como resumir. O mesmo poderíamos dizer para algumas gêneros discursivos empregados pela escola e para os quais pouco se investe em tempo para a aprendizagem de como funcionam tais textos em sociedade, como devem ser produzidos e como devem ser lidos: pesquisas, tomadas de notas, ensaios etc.
 
Muitas vezes, por exemplo, a comanda ‘pesquise’ utilizada pelo professor, significa algo muito longe de ‘faça uma pesquisa’, visto que o aluno não dispõe de condições nem conhecimentos sequer sobre como produzir o gênero discursivo ‘pesquisa’.
 
Cabe principalmente, mas não só, aos professores de Língua Portuguesa o trabalho sistematizado com os gêneros discursivos comuns no cotidiano, particularmente, nas momentos mais formais. O objetivo de tal atividade é que os estudantes possam sentirem-se competentes para uma prática contextualizada de leitura e produção textual e, ao mesmo tempo, estarem em condições de refletirem sobre a sua língua materna em diferentes situações de realização social.

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