28 de dezembro de 2012

VIVER É CONSTRUIR A PRESENÇA NO MUNDO


Viver, certamente, é mais do que estar vivo.

Permanecer vivo, transcorrer entre os outros, perdurar a existência são apenas partes de algo maior: a vida! Viver é mais e esse mais se relaciona com a construção de nossa presença no mundo.

 Dessa perspectiva, ‘viver’ é um verbo de ação, ou seja, exige uma atitude de ação. Não basta ficar parado, esperando que a vida transcorra, que se vá vivendo por nós.

Não é incomum encontrarmos pessoas que desejam uma solução mágica para a sua vida: que outros decidam como vivê-la. Ou ficam simplesmente esperando, diante do aparelho de televisão, que a vida se viva. Contudo, também não é conveniente sair por aí, agindo de qualquer modo, trilhando qualquer caminho, agindo por agir, vivendo apenas para sentir-se em uma eterna aventura.

 Em sua comunidade, no meio em que você vive, como as pessoas marcam a sua presença no mundo?

É muito comum encontrarmos pessoas usando e abusando das últimas modas e tendências ou de roupas extravagantes ou excedendo-se no alcool ou consumindo drogas ilícitas. Tudo apenas pelo desejo de se sentirem vivos. E para atender a esse desejo, não se preocupam com o caminho que escolhem.

Viver é assumir que todos nós, de um modo ou de outro, marcamos presença no mundo. Por isso, a vida que que é ação, mas que também se preocupa com o construir de sua presença do mundo faz, necessariamente, uso da reflexão. Pensa, reflete, medita e age.

E são muitas ascpessoas que têm dado passos significativos para que a sua presença no mundo seja uma construção rumo à felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário