25 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO PARA ENSINAR ou EDUCAÇÃO PARA APRENDER


Um currículo e uma metodologia centradas no ensino não são a mesma coisa que um currículo e uma metodologia centradas no aprendizado. Qual a diferença?


Quando centramos a nossa aula no ensinar, o importante é que o professor ‘dê uma boa aula’. O verbo ‘dar’ orienta o foco do processo: o professor detém o conhecimento e ele o concede de um modo interessante e atrativo a seus alunos. Na linguagem de muitos jovens educandos, ele ‘passa a matéria de um jeito legal’. Fazendo isso ele aparece como estrela no processo, independentemente do real aprendizado ocorrido. Ao contrário, nesse paradigma, o fato de os alunos não aprenderem e terem maus resultados é visto como indicativo de que o professor ensina bem, os alunos é que não aprendem. Sendo culpados, os alunos recorrem a explicadores e outros sistemas de apoio e o professor conserva o seu papel social.


O foco solicitado agora é outro: o aprender. Desejamos que nossos alunos aprendam e para isso pensamos em estratégias de aula que possibilitem isso, não preocupados que o estrelato do espaço da aula seja ocupado pela figura do educador. Na verdade, por assim dizer, desejamos dividir o palco. Nossa aula não se limitará a expor conteúdos, mas a construir conceitos e desenvolver habilidades.


Isso, naturalmente, não assegura que todos os alunos aprendam tudo o que nos propomos a ensinar, mas garante que o protagonismo das aulas seja um espaço dividido entre a figura essencial do professor que professa a sua crença no aprendizado pela prática educativa e a figura do aluno, que se assume agente co-responsável do processo de aprendizado.


Na prática cotidiana da sala de aula, entre os burburinhos dos alunos, as pressões do cotidiano e o constante desejo humano de realização pessoal, é importante desenvolver estratégias que assegurem a efetiva realização da aula como espaço para o processo de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Magnífico.
    Assim como as suas aulas que tive a oportunidade de ser aluno! Foi apenas um semestre com a intensidade de uma graduação inteira!
    Parabéns mais uma vez pela excelente observação!

    ResponderExcluir